Parceria entre a AME – com sua plataforma de tradução de LIBRAS para o português (em tempo real) por meio de videoconferência, o ICOM— e a Reatech, principal feira da América Latina de tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, torna esta 17ª edição do evento, que ocorre entre 1° e 4 de setembro, acessível para a comunidade surda.
Com totens do ICOM espalhados pelo local, os frequentadores surdos precisarão apenas acessar com o celular o QR Code estampado na peça para se conectar, por videochamada, com a Central de LIBRAS que traduzirá a conversa do surdo para o ouvinte e vice-versa. Isso poderá ser feito, por exemplo, sempre que um frequentador surdo precisar se comunicar com expositores dos estandes, tirar dúvidas sobre os produtos ali apresentados ou conversar com representantes de uma das inúmeras agências de emprego especializadas em pessoas com deficiência que estarão presentes no evento.
Disponível para os sistemas IOS e Android, o ICOM também poderá ser acessado por meio dos terminais montados no estande da AME no evento, para que o visitante possa ter ali uma experiência guiada de utilização desse importante recurso de inclusão. A parceria também se estende a todo o site da Reatech, que oferece a opção de atendimento em LIBRAS para os visitantes. E, para comemorar essa importante colaboração, nesta edição, a AME e o ICOM também promovem um evento cultural inédito no Brasil –produzido por surdos e destinado a surdos–, em que oferece muitas atrações para o grande público.
O ICOM é hoje a principal ferramenta do mercado para que empresas privadas e órgãos públicos se comuniquem com colaboradores e consumidores surdos em seu próprio idioma. Alinhada às boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG na sigla em inglês), foi desenvolvida com objetivo de assegurar uma comunicação sem barreiras, reconhecendo o potencial da pessoa surda e o impacto positivo da inclusão desses brasileiros na sociedade e no mercado. Segundo o Censo 2010, das cerca de 45,6 milhões pessoas com deficiência no país, quase 10 milhões afirmam ter alguma dificuldade de audição. E, dentro dessa população, 10% se declaram surdos, compondo um segmento que muito necessita de um apoio na comunicação.
Como funciona o ICOM
Desenvolvido pela AME, entidade que há 40 anos trabalha pela promoção da inclusão, o ICOM atende exatamente este grupo. Em uma central 24 horas, intérpretes profissionais certificados em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) traduzem em tempo real de LIBRAS para o português oral e vice-versa. O funcionamento é simples: os mais de 60 intérpretes atendem às videochamadas feitas pela internet ou pelo aplicativo e asseguram a comunicação online entre empresas e consumidores ou entre os próprios colegas de trabalho.
O ICOM vem transformando a interação das empresas com seus clientes e colaboradores. Somente no último mês, a central de atendimento registrou 700 horas de utilização para seus mais de 20 clientes, com uma média mensal de quase 500 atendimentos. A facilidade de adoção da tecnologia também contribui para sua disseminação. Disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, o sistema oferece múltiplos canais de acesso, via website, telefone, aplicativo ou até mesmo um ponto físico, sendo possível adaptar e customizar os scripts de atendimento de acordo com as diferentes necessidades das empresas.
Com o aplicativo instalado em seu smartphone, o surdo ganha independência e autonomia para se comunicar em qualquer situação, a qualquer hora do dia ou da noite. O serviço oferece ainda funções de agendamento, para pré-marcar uma sessão de tradução, e gestão de eventos para garantir uma comunicação fluida em reuniões de trabalho, palestras e exposições, seja de forma presencial ou online. Além disso, a AME fornece treinamento integral para as equipes que vão operar a ferramenta, inclusive com a possibilidade de criação de sinais de LIBRAS específicos para a marca ou empresa em questão. Trata-se de uma solução simples, eficiente e de baixo custo cujo potencial transformador, para pessoas e empresas, contribui de forma decisiva na promoção da diversidade com inclusão nos ambientes corporativos.