A inclusão nas empresas passa por um bom recrutamento de vagas afirmativas. Isso significa que empresas estão cobertas pela lei para destinar as vagas aos grupos minorizados, além de algumas permitirem declarações no currículo. No entanto, alguns gestores ainda apresentam resistência ao trazer pessoas com deficiência para suas equipes. Nesta sexta-feira (2/9), o Congresso Reatech de Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho, que está sendo realizado no São Paulo Expo, debateu a importância da seleção e do trabalho a ser feito para mudar a mentalidade destas lideranças nas organizações.
“Um dos grandes desafios que percebo é trabalhar o time de recrutadores. Quando começamos a discutir isso, eles não tinham o respaldo para trabalhar a importância da inclusão com as lideranças. Como eles se preparam para mudar o pensamento de quem está no comando? Tudo começa ao abordar essas questões, as pessoas precisam se incomodar”, disse Carla Haick, talent leader Latam da Syngenta.
Mariana Oliveira, palestrante e especialista em diversidade e inclusão, reforçou que o recrutamento de pessoas com deficiência é apenas o pontapé inicial para a inclusão. “Essas vagas não podem ficar isoladas, precisam estar alicerçadas com ações intensas. Não adianta tratar pontos isolados e não agir em equipe. Existe uma receita, mas precisamos entender cada caso para que a inclusão aconteça”, apontou.
“Costumo falar ‘se quem trabalha com diversidade está incomodando é porque está fazendo certo’. Temos que dar oportunidades também para quem já está dentro, trabalhar com cargos de entrada e desenvolver as pessoas”, ponderou Larissa Lopes, head global de diversidade e inclusão da BRF.
Moderadora do painel, Mariane Rodrigues, psicóloga e CEO da TN&S, conduziu o debate realçando a necessidade do tema ser abordado. “Trabalho com pessoas com deficiência há 28 anos. Por mais que isso faça parte da gente, não está impregnado e, por isso, é importante trabalhar em equipe. Temos que reconhecer esse viés em todos nós”, avaliou.
Serviço:
17ª Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Data: 1º a 4 de setembro de 2022
Horário: das 13h às 20h nos dias 1º e 2; das 10h às 19h nos dias 3 e 4
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, são Paulo – SP
Mais informações e programação disponíveis no site.
Congresso Reatech de Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho
Data: 1º a 3 de setembro
Horário: das 9h às 18h
Vagas limitadas. A inscrição deve ser feita neste link.
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano, e a partir de 2022 à Fiera Milano Brasil. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tratamentos de superfície, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.
Informações para Imprensa
2PRÓ Comunicação
Myrian Vallone | Teresa Silva | Renê Gardim
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 3030-9404 | 99228-7836