20 a 23 NOV | 2024 SÃO PAULO EXPO

Quarta a Sábado
10h às 19h

loterias caixa

Congresso Reatech debate soluções para aumentar participação de PCDs no mercado de trabalho

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Dados do PNAD mostram que pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda no Brasil

São Paulo, julho de 2023 – O PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgou, no dia 7 de julho, informações que comprovam e evidenciam as dificuldades que os PCDs (pessoas com deficiência) enfrentam no país. A ocupação das pessoas com deficiência foi de apenas 26,6%, menos da metade do percentual encontrado para as pessoas sem deficiência, de 60,7%.

A Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade, que acontece entre os dias 4 e 7 de outubro, no São Paulo Expo, realiza  um Congresso de três dias (entre 4 e 6) para tentar mudar essa realidade. O evento reúne lideranças de diversas organizações no que se refere à Inclusão e Acessibilidade.

“As expectativas são muito altas! Esperamos que as palestras e debates possam além de informar, sensibilizar os ouvintes para a importância das discussões sobre políticas inclusivas e avanços na área de reabilitação. Acredito que será, mais uma vez, uma ótima oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos, fazer contatos importantes e encontrar soluções que possam melhorar a vida de muitas pessoas”, destaca Leonardo Massaki Baba, gerente de conteúdo da Blue Ocean Events, organizadora do Congresso.

As informações do PNAD indicam outros dados que reforçam a maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho para quem é PCD em comparação com as pessoas sem deficiência. 55% estão na informalidade (contra 38,7%), a taxa de participação na força de trabalho é de apenas 29,2% (contra 66,4%), valor que sobe para 54,7% (e 84,2%) para as pessoas com nível superior.

“Foi impressionante ver a variedade de tecnologias e soluções inovadoras apresentadas no ano passado. Os conteúdos foram extremamente informativos e abordaram temas muito relevantes para o setor. Neste ano, procuramos encontrar especialistas e pessoas que pudessem contribuir tanto com seu conhecimento quanto com sua vivência para que, além de informar, possamos sensibilizar para algumas questões que são extremamente importantes na nossa sociedade”, completa o diretor.

No encontro, serão apresentadas políticas, ações e métodos de inclusão, acessibilidade e reabilitação no mercado corporativo. O encontro favorece a troca e a interação para expor e debater as transformações e melhores práticas que o mercado passa em sua cultura e regramento e, por consequência, em suas estruturas culturais, físicas e digitais para atender a diversidades, deficiências e promover a igualdade social.

“A feira proporciona o compartilhamento de novos conhecimentos e informações para um assunto tão presente na vida de muitas pessoas. É uma benção poder trazer mais luz sobre esse tema e iluminar outras pessoas, famílias e organizações para juntos seguirmos trilhando nesse mesmo caminho, somando forças e unindo propósitos para uma mesma causa. Quando se tem conhecimento da autonomia, de tecnologias e das oportunidades que estão presentes em nosso mercado de trabalho, promove direta e indiretamente a inclusão”, declarou Thomas Barros, diretor da Universal Chemical.

Engajar equipes e lideranças

Barros será um dos integrantes do painel “Promoção de Inclusão a Partir do Engajamento de Equipes e Lideranças”, no dia 5 de outubro. O especialista conta que é preciso realizar, primeiramente, uma mudança interna nas empresas para depois promover o segundo ponto, que é a mudança externa.

“O engajamento deve vir de forma natural, quase como uma consequência de nossas atribuições como espécie humana e solidária com o próximo. Cabe a nós, líderes, proporcionar um ambiente empresarial onde cada um possa exercer a sua máxima potencialidade e humanidade nas ações internas e externas à organização. Também devemos separar um investimento para promoção para que ações possam ser constantes, fazendo com que isso se torne uma cultura empresarial”, emenda.

O congressista acredita que o encontro ajuda a melhorar a qualidade de vida dos PCDs e contextualizar a acessibilidade de uma forma humanizada e respeitosa. “Conhecemos novas histórias, nos inspiramos para também reescrever a nossa. São mais de 50.000 pessoas que passam pelo evento todos os anos. Então, o potencial transformacional é muito grande a longo prazo”, encerra.

Dificuldades vão desde a escola até a renda

Mesmo sendo cerca de 18,6 milhões de pessoas de 2 anos ou mais de idade do país, os PCDs encontram mais dificuldades que a população sem deficiência no Brasil em outras questões, além do mercado de trabalho. Desde a alfabetização é possível encontrar discrepâncias: a taxa de analfabetismo para as pessoas com deficiência foi de 19,5%, quase cinco vezes mais do encontrado nas pessoas sem deficiência, de 4,1%.

O menor acesso à educação se estende no número de concluintes do Ensino Médio, com uma taxa de 25,6% para PCDs contra 57,3% das pessoas sem deficiência. Por fim, o rendimento médio real também é menor: R$ 1.860 contra R$ 2.690.

“Escolhemos temas para as palestras com base em diversas pesquisas e entrevistas que fizemos com lideranças do setor. Chegamos em uma agenda consistente, contemplando as demandas mais recentes e formando um debate enriquecedor”, finaliza Leonardo.

Programação Congresso Reatech

Dia 4
14h: Debate sobre Políticas Governamentais de Inclusão no Mercado de Trabalho e sua aplicação de forma prática nas organizações

16h: Estratégias para Promoção de uma Cultura Organizacional Inclusiva

18h: Pontos Chave para Reabilitação de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

Dia 5
14h: Promoção de Inclusão a Partir do Engajamento de Equipes e Lideranças

16h: Questões Essenciais para Mensurar a Maturidade em Acessibilidade nas Empresas

18h: Elaboração de Projetos de Adaptação com foco na Inclusão de Pessoas com Deficiência

Dia 6
14h: Programas de valorização e reconhecimento da pessoa com deficiência

16h: Como harmonizar as Políticas de Diversidade dando o devido cuidado às Pessoas com Deficiência

18h: Programas de Capacitação de Pessoas com Deficiência com foco em Desenvolvimento e Estruturação de Carreira

 

Serviço:

Reatech 2023 – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade

Data: 4 a 7 de outubro

Horário: das 13h às 20h nos dias 4, 5 e 6; das 10h às 19h no dia 7

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Mais informações neste link.

Fotos da edição de 2022 acesse aqui

 

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas sete feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Reatech, Tubotech e wire South America. Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br

 

Informações para Imprensa:

2PRÓ Comunicação – Fiera Milano Brasil

Myrian Vallone | Teresa Silva 

e-mail: fieramilano@2pro.com.br

(11) 3030-9463 | 9404 | (11) 99228-7836

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Credenciamento

Gratuito

Disponível

Abrir bate-papo
1
Reatech
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?