Nas Paralimpíadas de Paris deste ano, o Brasil terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas do judô, o melhor resultado da modalidade para o país nos últimos anos. Esse é apenas um dos motivos que fazem o esporte, repleto de características que o tornam naturalmente acessível, ser uma das potências nacionais, tanto em sua prática tradicional quanto adaptada para pessoas com deficiência.
“Hoje, o esporte cresceu muito e você vê uma grande busca dentro do judô convencional por pessoas que tenham algum tipo de deficiência para inclusão na modalidade paralímpica, mas o Brasil já faz esse trabalho de inclusão das pessoas com deficiência no judô há muito tempo”, avalia Jaime Roberto Bragança, técnico da Seleção Brasileira de Judô Paralímpico.
No segundo dia da Reatech, o treinador conduziu uma prática de vivência esportiva na Arena Lutas, localizada no espaço do Comitê Paralímpico Brasileiro. O objetivo da atividade foi oferecer breves experiências práticas e apresentar técnicas de movimentos e fundamentos de diversas modalidades de luta aos visitantes da feira. Nesta quinta-feira (21), o destaque foi o judô.
A atividade contou com a participação da atleta Érika Zoaga, de 36 anos, que estreou nas Paralimpíadas de Paris este ano e já garantiu um lugar no pódio, conquistando a medalha de prata. “Eu e o judô, a gente se escolheu”, compartilha a sul-mato-grossense, relembrando seus 18 anos de prática, iniciados aos 17 anos de idade. “O esporte muda a vida da gente pra melhor.”
Participando da atividade em sua primeira visita à Reatech, Nádia Lourenço, professora de educação infantil especial da rede municipal de Campinas (SP), relatou estar “maravilhada com a experiência”. A profissional trabalha com alunos de altas habilidades, superdotação, transtorno do espectro autista e deficiências físicas e visuais, e considera a oportunidade de conhecer as novidades apresentadas na feira como algo muito oportuno para o avanço da inclusão e educação de pessoas com deficiência: “Em todo o tempo aqui nós estamos vendo tecnologias e recursos, então é muito rico.”
Serviço:
Reatech Brasil + Expo Brasil Paralímpico 2024
Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data: 20 a 23 de novembro
Horário: das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Mais informações neste link.
Fotos da edição de 2024 acesse aqui
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas dez feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech, wire Brasil, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação – Fiera Milano Brasil
Myrian Vallone | Teresa Silva – 11-99228-7836
e-mail: fieramilano@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 9404