A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho vai muito além da contratação. Para garantir a plena atuação desses profissionais dentro das organizações, é essencial que as normas de saúde e segurança sejam aplicadas de forma personalizada, atendendo às necessidades específicas de cada tipo de deficiência e cada posição.
Na 19ª Reatech + Expo Brasil Paralímpico, um dos expositores que trouxe esse assunto à tona foi a Zuki, empresa especializada em assessoria de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Participando da feira pela primeira vez, a empresa destacou a importância da análise e produção de laudos de ergonomia adaptados às diferentes deficiências, além da necessidade de garantir que equipamentos como os de Proteção Individual (EPIs) estejam adequados às condições de cada colaborador.
Para Igor Ortega, gerente de relacionamento da Zuki, as empresas que buscam ser verdadeiramente inclusivas devem dedicar uma atenção especial para a criação de um ambiente de trabalho acessível e funcional, que promova o bem-estar e a produtividade, prevenindo problemas de saúde. “Não adianta apenas você cumprir a cota de contratação, é preciso adaptar o espaço de trabalho e garantir que esse ambiente seja acessível”, destacou.
O trabalho de SST para pessoas com deficiência envolve desde a adequação de mesas e cadeiras, até a iluminação do ambiente. Todas as ações devem ser orientadas pelas Normas Reguladoras (NRs) da CLT, com destaque para a NR 1, que trata do gerenciamento de riscos, e a NR 5, que aborda a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio – mais conhecida como ‘CIPA’. “Nós orientamos os RHs com base nas NRs. A NR 5, por exemplo, pode ser relacionada com os PCDs, principalmente pelo aspecto de prevenção de acidentes”, explicou Ortega. “As empresas são obrigadas a ter a CIPA constituída, e é muito importante que os PCDs sejam incluídos na atuação da Comissão”.
Em meio à tendência cada vez maior do home office, surge um novo desafio para as empresas: assegurar que a estação de trabalho domiciliar também esteja adequada às normas de ergonomia. “A ergonomia é responsabilidade do empregador, independentemente do local de trabalho do funcionário”, lembrou Ortega.
Serviço:
Reatech Brasil + Expo Brasil Paralímpico 2024
Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data: 20 a 23 de novembro
Horário: das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Mais informações neste link.
Fotos da edição de 2024 acesse aqui
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas dez feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech, wire Brasil, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação – Fiera Milano Brasil
Myrian Vallone | Teresa Silva – 11-99228-7836
e-mail: fieramilano@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 9404