O respeito às diferenças na sociedade só será conquistado a partir da reflexão e da ação individual de cada um de seus membros. É com essa lição que Cláudio Mascarenhas Brandão, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), encerrou o segundo e último dia do Congresso Reatech 2024.
“O capacitismo começa na nossa luta interna, em cada segundo das nossas vidas”, afirmou o ministro. “A sociedade que exclui o faz nos atos mais comuns de nosso cotidiano”, completou, chamando o público a respeitar as diferenças para além do evento.
Brandão também ressaltou a importância da ação dos gestores, seja no mundo corporativo, seja no poder público, no convencimento pela inclusão. E, ao evocar que “de perto, ninguém é normal”, defendeu “uma diferença que inclui, não que exclui”.
O ministro foi o último palestrante do painel “O Futuro dos Direitos e do Acesso às Políticas Públicas”, que contou com a participação de Renato Pacheco Neto, Cônsul da Suécia, prefeitos e secretários municipais e representantes de tribunais regionais do trabalho.
Na primeira parte da sessão, que discutiu o tema “Acesso às Políticas Públicas”, um dos destaques foi o prefeito de Campina do Monte Alegre (SP), Tiago do Zé Dito, o único prefeito do Brasil com paralisia cerebral. “Hoje a gente vive em uma sociedade refém dos sentidos”, afirmou o prefeito. “Nossa nação só será de fato inclusiva quando tiver mais pessoas com deficiência na política.”
Em um segundo momento, os palestrantes discutiram “O Futuro dos Direitos”. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, desembargador do TRT – 9, primeiro juiz cego do Brasil, fez um paralelo entre o passado e o presente para mostrar a evolução das normas no segmento, deixando claro que ainda há um grande caminho a percorrer. “É uma causa que exige militância, no sentido democrático, respeitando as instituições”, disse.
Também palestraram no painel três representantes de Santa Cruz do Rio Pardo: Diego Henrique Singulani Costa, prefeito; Roberta Maitan Zilio, gestora dos Direitos da Pessoa com Deficiência; e Vinícius Mendonça Vieira, Diretor de Programas e Projetos da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Participaram do evento, ainda, Alexandre Camargo Brandt, secretário Municipal de Saúde de Paulínia, e Samuel Hugo de Lima, presidente do TRT-15. O mediador foi Carlos Alberto Crispim.
Serviço:
Reatech Brasil + Expo Brasil Paralímpico 2024
Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data: 20 a 23 de novembro
Horário: das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Mais informações neste link.
Fotos da edição de 2024 acesse aqui
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas dez feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech, wire Brasil, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação – Fiera Milano Brasil
Myrian Vallone | Teresa Silva – 11-99228-7836
e-mail: fieramilano@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 9404