06 a 08 NOV | 2025 SÃO PAULO EXPO

Quinta a Sábado
10h às 19h

loterias caixa

Tecnologia, empatia e inclusão moldam o futuro da reabilitação na Reatech 2025

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Seminários destacam o papel da gameterapia e realidade virtual na reabilitação e como a cannabis medicinal atua no avanço dos tratamentos e na ampliação da autonomia de pacientes

A reabilitação do futuro não será apenas tecnológica — será humana, sensível e inclusiva. Essa foi a principal mensagem do TECFISIO-TO, Seminário de tecnologias avançadas em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, realizado durante a 20ª Reatech e a 2ª Expo Brasil Paralímpico, organizadas pela Fiera Milano Brasil e o Comitê Paralímpico Brasileiro, no São Paulo Expo. O encontro reuniu fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e profissionais da saúde e tecnologia para discutir como a gameterapia, a realidade virtual e as tecnologias assistivas estão transformando o cuidado, a autonomia e o engajamento de pacientes em processos de reabilitação.

Durante dois dias de programação intensa, o TECFISIO/TO promoveu uma imersão voltada à reabilitação baseada em evidências e centrada no ser humano. O encontro destacou como o uso de plataformas interativas, sensores de movimento, ambientes imersivos e terapias digitais pode aumentar o engajamento e acelerar resultados clínicos — sem perder de vista o elemento essencial: a empatia do profissional.

O primeiro dia foi dedicado às novas tecnologias aplicadas à fisioterapia e à terapia ocupacional, com apresentações sobre realidade virtual, inteligência artificial e o uso de jogos digitais (gameterapia) como ferramentas de motivação e mensuração de progresso. “A gameterapia e a realidade virtual podem agregar muito dentro desses ambientes, pois inovam e engajam o paciente. O feedback que ele recebe do jogo — se está indo bem ou não — é fundamental, assim como a forma como essa informação é transmitida. Já utilizei essa ferramenta em casos complexos, e conseguimos inovar e ampliar o acesso à reabilitação. O principal benefício está em trabalhar a transição do mundo virtual para o real. Muitas vezes, uma pessoa não conseguiria jogar, por exemplo, boliche, devido ao peso da bola; no ambiente virtual, ela consegue realizar o movimento. O paciente que tem dificuldade de levantar o ombro, ao realizar o gesto no jogo, transfere essa conquista para as atividades do dia a dia,” explicou Alberto Luiz Aramaki, terapeuta ocupacional especializado em Neurologia Aplicada à Terapia Ocupacional e Terapia da Mão pela USP.

O evento também aborda práticas complementares, envelhecimento saudável e qualidade de vida, mostrando que o futuro da reabilitação está em integrar ciência e sensibilidade. Um dos momentos marcantes foi a palestra “Para Viver Mais e Melhor: Escolhas que Transformam”, conduzida pela fisioterapeuta Dra. Cíntia Yuri Nakao, especialista em gerontologia e fisioterapia pélvica. Ela destacou a importância das pequenas escolhas diárias para um envelhecimento ativo e saudável, compartilhando dicas práticas sobre movimento, alimentação e bem-estar emocional.

“A reabilitação é mais do que recuperar movimentos — é recuperar autonomia, autoestima e pertencimento. As novas tecnologias podem potencializar resultados, mas é a sensibilidade do profissional que dá sentido a esse processo,” afirmou a especialista, residente multiprofissional e pós-graduada em Gerontologia pelo Hospital Albert Einstein.

Além de promover o diálogo entre ciência e prática clínica, a Reatech 2025 também contou com soluções inovadoras em equipamentos fitness inclusivos. A Total Health, referência nacional no setor, apresentou sua linha Total Access, que permite a prática de exercícios por pessoas com e sem deficiência. Com design universal e tecnologia assistiva, os equipamentos são voltados tanto à reabilitação quanto ao treinamento funcional.

“Nosso propósito é democratizar o acesso ao movimento. Acreditamos que a tecnologia deve estar a serviço da inclusão, permitindo que qualquer pessoa, com ou sem deficiência, possa treinar e cuidar da saúde com autonomia e segurança. Quando unimos acessibilidade, ciência e inovação, abrimos caminho para uma nova geração de academias e centros de reabilitação verdadeiramente inclusivos,” destacou Diego Mazaia, especialista em negócios da empresa.

No dia 08 de novembro, a Flor da Vida, associação pioneira no uso terapêutico e medicinal da cannabis, apresentou o Cannabis em Foco: Seminário de Cannabis Medicinal. Com a participação de médicos, psicólogos, advogados e profissionais do setor para oferecer práticas humanizadas, respaldo científico e soluções reais de saúde e inclusão social, mostrando como a planta pode contribuir para o processo de reabilitação física e emocional. “O que mais observamos no uso medicinal da cannabis é a melhora global do paciente, tanto física quanto emocional. A planta atua no sistema endocanabinoide, responsável pela homeostase, ou seja, pela regulação de diversas funções do corpo humano. Assim, em associação com outras terapias, os resultados se tornam ainda mais expressivos e personalizados a cada dia,” explicou Enor Machado, presidente da instituição.

Sobre a Fiera Milano Brasil

A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza ao total, dez feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão a Exposec, Fisp, Fire Show, Tubotech & Wire, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech + Expo Brasil P realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Fundado em 1995, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.

Mais informações: www.cpb.org.br 

Assessoria de imprensa: Estilo Press  

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Credenciamento

Gratuito

Disponível

ÚLTIMOS DIAS PARA
O FIM DO 1º Lote!

Dias
Horas
Minutos
Segundos