Visitantes conheceram veículos elétricos, sistemas de elevação, próteses inteligentes e soluções digitais de acessibilidade
Novas tecnologias para mobilidade marcaram presença na Reatech + Expo Brasil Paralímpico 2025, evento organizado pela Fiera Milano Brasil, que reuniu grandes marcas e empresas multinacionais para apresentar o que há de mais moderno em veículos, equipamentos e softwares acessíveis. Reconhecida como um dos principais palcos de inovação e inclusão da América Latina, a feira destacou tecnologias que transformam a acessibilidade e ampliam a autonomia de pessoas com deficiência.
Mobilidade elétrica, independência e acessibilidade urbana
Entre os lançamentos, a Ortobrás, referência em soluções de mobilidade, apresentou o novo triciclo Mobilis, movido a energia elétrica e com autonomia de até 40 km. O CEO Cesar Santaella destacou que os veículos são adaptáveis conforme o tipo de lesão e contam com itens exclusivos de segurança, como sistema antiqueda, proteção para os pés e cinto. O diretor de engenharia, Jonathan Hummel, complementou: “Nosso objetivo foi projetar um veículo específico para as ruas, evitando que o cadeirante tenha que dividir espaço com os carros e garantindo segurança para realizar atividades do dia a dia”.
Outra atração foi a scooter dobrável da MovingJet, uma cadeira de rodas motorizada com tecnologia israelense. O representante comercial Claudio dos Santos explicou que o modelo é compacto e pode ser transportado até em viagens de avião. “É pequeno, prático e cabe no bagageiro acima da poltrona, sem precisar ser despachado”, disse.
Já o Kit Livre, desenvolvido pela empresa de mesmo nome, apresentou uma solução elétrica portátil que transforma qualquer cadeira de rodas em motorizada. O CEO Felipe Costa destacou a praticidade do sistema. “É uma roda frontal com guidão que se conecta nas barras laterais. O kit tem autonomia de até 30 km, pode ser carregado em casa e acoplado apenas na hora de sair, proporcionando liberdade com simplicidade”, afirmou.
Com foco em acessibilidade arquitetônica, a Sul Acessibilidade mostrou plataformas elevatórias, cadeiras e carros escaladores para escadas, com capacidade para até 300 kg em percursos de até 40 metros. “Esses equipamentos são amplamente utilizados em clínicas, instituições e locais públicos. O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, possui oito unidades instaladas devido à diversidade de visitantes”, contou o gerente comercial Ricardo Coutinho.
O grupo de concessionárias Viamar, especializado em veículos para PCDs, também marcou presença com atendimento personalizado e equipe treinada para orientar o cliente na escolha do modelo ideal entre montadoras como Chevrolet, Nissan, Hyundai, BYD e Kia Motors, conforme destacou o gerente comercial Gabriel Euzébio.
Próteses inteligentes e inclusão digital
Na área da reabilitação, a IMPOL apresentou hastes modulares de titânio que estimulam o crescimento ósseo e a integração com a prótese. O representante Robson de Sousa explicou que a tecnologia de plasma spray garante uma fixação definitiva ao osso, diferente das próteses de encaixe, que podem perder ajuste com o tempo ou variações de peso.
Encerrando as inovações, o software Perto Digital chamou atenção por criar um ecossistema de acessibilidade voltado à navegação e às compras online. O plug-in reúne mais de 60 funcionalidades e se destaca por interpretar Libras com inteligência artificial contextual, ajustando palavras e sentidos conforme o tema pesquisado, conforme explicou Thauana Cipriani, profissional de marketing da empresa.
Para o CEO da Fiera Milano Brasil, Maurício Macedo: “com toda essa novidade em exposição a Reatech reafirma seu papel como o evento onde a tecnologia encontra a empatia para gerar inclusão real”.
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza ao total, dez feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão a Exposec, Fisp, Fire Show, Tubotech & Wire, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech + Expo Brasil Paralimpico, realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)
Fundado em 1995, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais.
Mais informações: www.cpb.org.br
Assessoria de imprensa: Estilo Press
Euracy Campos / euracycampos@estilopress.com.br
(11) 94790-5748
Sara Helane / conteudo@estilopress.com.br
(19) 99766-4357
Beatriz Bisan / pauta@estilopress.com.br
(19) 99860-6800







