O ICOM é a principal plataforma digital do País de tradução simultânea em Libras desenvolvida pela AME, que ajuda o surdo na comunicação com os ouvintes, ou seja, pessoas que não são surdas. “Imagina uma pessoa que chega em qualquer estabelecimento, por exemplo cartório, banco e hospital e não tem ninguém que conheça os sinais em Libras”, conta Caio Godoi, diretor Comercial do ICOM. Por isso, os serviços prestados pelo ICOM têm alcançado cada vez mais empresas, como as Ubs e Upas – Unidades de Pronto Atendimento da Prefeitura de São Paulo.
Godoi explica que é muito fácil usar o aplicativo. “O surdo chega no estabelecimento e escaneia um QR Code com o seu celular e já aparece na tela dele, com o tempo de atendimento de até 90 segundos para que o intérprete de língua de sinais faça uma conexão visual com o surdo. A partir dessa interação, a nossa equipe de atendimento consegue captar o áudio, em tempo real, e passar as orientações. É uma comunicação simultânea”.
Assim, a plataforma oferece mais autonomia para esse público, facilita o seu dia a dia, inclusive em situações de lazer. “Se a pessoa quer comprar um cachorro quente ou encontrar um amigo num local”, explica Godoi. Basta baixar, gratuitamente, o aplicativo no Google Play ou na Apple Store. Quem paga pelo serviço é a empresa parceira do ICOM.
Para ampliar a rede de usuários do aplicativo, o ICOM tem feito parcerias com as empresas e os órgãos públicos. “Embora o ICOM seja bastante conhecido, com uma base de mais 150 mil surdos cadastrados, ainda temos no Brasil mais de 3 milhões de surdos. Por isso, estar na Reatech é importante para apresentar os nossos serviços, pois muitas pessoas ainda não conhecem”, afirma Godoi.