Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, abriu o Congresso Reatech nesta quinta-feira (21) ao lado de Marcelo Pires, CEO da Consolidar Diversidade, que faz a curadoria do evento. O espaço na 19ª Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação começou com a plenária sobre a luta anticapacitista, destacando a acessibilidade como um pilar fundamental para a sustentabilidade.
Mostrando as duas formas de interpretar o capacitismo (discriminação e um sistema de opressão), Anahí Guedes, Doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Membro do Comitê de Deficiência e Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia, falou sobre as maneiras e os momentos quando ela ocorre. “Não existe nenhum ser humano que não perca capacidades ao longo de sua vida”, afirma Guedes.
Na sequência, Marinalva Cruz, analista de diversidade e inclusão da Coca-Cola FEMSA e Diretora de Relações Governamentais e Empregabilidade da Turma do Jiló, destacou as formas como o capacitismo se apresenta. “Quando ele acontece de uma forma subjetiva, não tão visível, impacta mais. As pessoas com deficiências têm vários direitos negados ao longo do dia e nós, como sociedade, não ficamos indignados da mesma forma.”
Rebecka Barbosa, Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos, apresentou que a cultura do assistencialismo dificulta a ocupação de novos lugares das pessoas com deficiência. “Precisamos entender que uma mulher com deficiência tem 90% mais chances de ficar aprisionada no relacionamento, sem sair de casa. A partir do momento que ela entende que o corpo dela não é público, construímos uma pessoa que exige seus direitos de maneira clara e objetiva”, afirmou Barbosa.
Por fim, a acessibilidade digital foi o destaque da fala de Simone Freire, CEO da Espiral, idealizadora do Web para todos, especialista em acessibilidade digital, palestrante e uma 10.000 Women Godman Sachs. “Não tem uma pessoa dentro da feira que não utilize a tecnologia no seu dia a dia, desde a hora que acorda até quando vai dormir. Mas menos de 3% dos sites brasileiros estão acessíveis para as pessoas com deficiência. São quase 20 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, que dependem de soluções digitais
Serviço:
Reatech Brasil + Expo Brasil Paralímpico 2024
Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data: 20 a 23 de novembro
Horário: das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Mais informações neste link.
Fotos da edição de 2024 acesse aqui
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas dez feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech, wire Brasil, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação – Fiera Milano Brasil
Myrian Vallone | Teresa Silva – 11-99228-7836
e-mail: fieramilano@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 9404