fbpx
 

Enem terá provas acessíveis para pessoas com deficiência auditiva

maio 29, 2017
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Conteúdo em Libras Texto em Português

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 promoverá um novo recurso para auxiliar candidatos com surdez ou deficiência auditiva durante as provas. Os participantes poderão fazer a prova com a ajuda de videolibras. As provas acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro.

O recurso, ainda em fase de experimentação, vai permitir aos participantes resolverem a prova com apoio de um vídeo, que apresenta as questões traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Serão até 20 alunos por sala.

Os inscritos com deficiência auditiva também poderão optar por dois recursos tradicionalmente oferecidos: o tradutor-intérprete de Libras e a leitura labial. Para aqueles que optarem pelo tradutor-intérprete, ocorrerá uma orientação profissional capacitada para esclarecer dúvidas específicas e auxiliar na compreensão da língua portuguesa escrita, sem fazer a tradução integral da prova. O participante que solicitar esse recurso fará as provas em salas com até seis pessoas e com dois tradutores.

No recurso de leitura labial, o participante conta com o auxílio de profissional capacitado em comunicação oral de pessoas com deficiência auditiva ou surdas e preparado para usar técnicas de interpretação e leitura dos movimentos labiais. Esses profissionais também atuam em dupla em salas para até seis participantes.

Inscrição

Os recursos deverão ser escolhidos no ato da inscrição. É preciso anexar laudo médico que comprove a deficiência auditiva ou surdez. Esse participante também tem direito a uma hora adicional para realização da prova, desde que solicite o benefício também no ato da inscrição.

Até a edição passada, era possível fazer esse pedido durante a prova, o que não será mais aceito. No ano passado, 7.131 deficientes auditivos e 2.290 surdos fizeram o exame. Juntos, eles representaram 0,1% do total de inscritos. O recurso de tradutor-intérprete de Libras foi solicitado por 3.562 participantes e o de leitura labial, por 1.624.

No Enem 2016, 101.896 participantes solicitaram atendimento específico e 68.907, atendimento especializado. Recursos de atendimento foram demandados por 18.306 participantes.

Para mais informações: www.enem.inep.gov.br

Acessibilidade Cidadania Cultura Diversidade eficiência auditiva Enem Inclusão Interprete de Libras Libras PcDs Pessoa com deficiência Surdos tradução

1º Encontro de Implantados da Ateal acontece amanhã Congresso discute tecnologias aplicadas à diversidade escolar e à desmistificação da inclusão Cavenaghi completa 49 anos de produção e é presença garantida na Reatech 2017.

Fonte: Revista D
Data: 29/05/2017

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome completo

Seu e-mail

 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar -
Cj. 203 / 204

Telefone:
+55 11 5585.4355 / +55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Reatech Brasil 2020. All Rights Reserved.

COMUNICADO IMPORTANTE
BOLETO FALSO

CLIQUE E SAIBA MAIS
close-link