A arena esportiva na quadra da Reatech já se consolidou como uma tradição do evento. O espaço tem como objetivo proporcionar, ao longo dos quatro dias de feira, atividades que promovem a interação entre o público e os atletas paralímpicos. Para a abertura dos jogos paradesportivos, a ADD (Associação Desportiva para Deficientes) realizou um desfile com grupos de crianças que participam das atividades desenvolvidas nos núcleos da associação espalhados pela cidade de São Paulo.
Durante o desfile, os grupos participaram de desafios, seguidos pelo ADD Challenges, uma competição envolvendo equipes externas, onde pessoas com e sem deficiência puderam interagir e participar de atividades esportivas, com o intuito de aproximar o público e divulgar o esporte paralímpico. A programação da quadra poliesportiva da Reatech contou ainda com competições de atletismo, bocha, basquete em cadeira de rodas (nas modalidades 5×5 e 3×3), futebol e vôlei sentado.
“Estamos realmente muito felizes e gratos pela oportunidade de mais uma vez estar aqui, mostrando o potencial esportivo das crianças e jovens com deficiência. Essa interação é muito importante, pois permite reunir, em um único espaço, pessoas com e sem deficiência, e também com diferentes tipos de deficiência. Quando se tem a oportunidade de conviver em grupo com essa diversidade, todos conseguem entender melhor as limitações e capacidades de cada um”, afirma Sileno Santos, diretor de esportes da ADD.
Valdelene de Sousa, mãe de Artur (14), um jovem com Síndrome de Down que participa das atividades esportivas em um dos núcleos da associação, destaca: “Além da atividade física, a socialização com os amigos durante as atividades ajudou muito no desenvolvimento comportamental dele, o que é maravilhoso. Na feira, também tivemos a chance de conhecer oportunidades de emprego em projetos, como o programa de aprendizes, que não conhecíamos antes”.
Talita Bárbara, mãe atípica de Eduardo (15), compartilha sua experiência: “Os desafios enfrentados pelas mães atípicas ainda estão muito ligados à questão da acessibilidade, que, apesar de ser muito discutida, ainda é bastante limitada. O esporte, no entanto, foi muito positivo tanto para mim quanto para ele, pois nos proporcionou uma nova visão de mundo. Além de conhecer diversas histórias inspiradoras, o esporte nos fortalece para continuar essa jornada. Eduardo fez muitos amigos e, com isso, as famílias se tornam próximas e se ajudam. O esporte tem esse poder de criar esses laços”.
Para Eliane Miada, diretora e fundadora da ADD, a prática esportiva é essencial para todas as crianças, com ou sem deficiência: “Essas atividades regulares trazem aos jovens independência física e motora. Nosso objetivo é ajudá-los a desenvolver autonomia para o dia a dia, sem o foco exclusivo no alto rendimento. Claro que alguns poderão se destacar, mas o que buscamos com esse projeto é promover a independência e a autonomia para que possam levar uma vida cotidiana normal, respeitando suas limitações”.
Sabrina Custódia, atleta de paraciclismo e participante das Paralimpíadas de Paris deste ano, também esteve no evento e compartilhou sua trajetória: “O esporte entrou na minha vida após meu acidente e foi essencial para minha reabilitação. Foi aqui, na Reatech, que conheci o esporte adaptado e a ADD, e foi essa experiência que me fez me apaixonar pelo paraciclismo. Se eu não tivesse vindo à Reatech naquela época, não sei onde estaria hoje. Acredito que é muito importante para as pessoas, com ou sem deficiência, virem conhecer e se motivarem a praticar esportes, tornando-se uma inspiração para os outros. A Reatech é essencial para nós, além de transformar vidas, oferece espaço para novos atletas, o que é maravilhoso”.
Serviço:
Reatech Brasil + Expo Brasil Paralímpico 2024
Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Data: 20 a 23 de novembro
Horário: das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Mais informações neste link.
Fotos da edição de 2024 acesse aqui
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas dez feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech, wire Brasil, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação – Fiera Milano Brasil
Myrian Vallone | Teresa Silva – 11-99228-7836
e-mail: fieramilano@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 9404