A primeira romaria da acessibilidade reuniu uma multidão de devotos nas ruas de Belém pela inclusão e fé em Nossa Senhora de Nazaré, neste sábado (21).
Esta foi a 14ª procissão do Círio de Nazaré. Ela partiu da praça Santuário, logo após a chegada da Romaria dos Corredores, que também ocorreu neste sábado (21). O trajeto escolhido priorizou ruas arborizadas no centro de Belém.
A locução da romaria, para pessoas que têm dificuldades de visão, foi comandada por Naldo Barros, também deficiente visual. A interpretação de músicas foi na voz de dois jovens autistas, Alan Cauê Oliveira e Ana Carolina Reis.
Locutor da romaria, Naldo Barros, que também é deficiente visual. — Foto: Jefferson Bruno
Direto dos Estados Unidos, a mãe Andreza, trouxe o filho Alexandre de 22 anos, que pé deficiente visual e autista de espectro severo
“Esse é um momento muito especial para mim, para a minha família e para o Alex. Ele estava há oito anos sem vir a Belém, e voltar nesse momento tão especial, no nosso ‘Natal paraense’, ter o Alex aqui e ver esse projeto da acessibilidade é algo que me traz alegria e um orgulho tremendo”, contou Andreza pelas redes sociais oficiais da romaria.
De acordo com a organização, cerca de 200 voluntários e nove entidades que representam este público, entre profissionais de diversas áreas da saúde, intérpretes de libras, áudio descritores, deram suporte aos participantes.
Integrantes do projeto Incluir durante a romaria. — Foto: Manoel Campos
Também foi disponibilizado abafadores de barulhos para quem tem sensibilidade auditiva, como autistas; pontos de atendimento; distribuição de água; banheiros; espaço de acolhimento; sala de descanso; pulseiras de identificação para crianças; entre outros suportes necessários.