Entre os dias 21 e 22 de novembro, evento mostrará caminhos para aumentar a inclusão e a participação de pessoas com deficiência.
This year's Reatech, which will also host the Paralympic Brazil Expo, will feature a congress dedicated to debating ESG (Environmental, Social, and Governance) practices and policies with an anti-ableist focus. Curated by Consolidar Diversidade nos Negócios, the event will take place on November 21 and 22, while the trade fairs will run from November 20 to 23 at the São Paulo Expo, in the capital of São Paulo.
“O tema da inclusão, da acessibilidade e a reabilitação ainda podem ser melhorados no Brasil e a Reatech é pioneira, abrindo espaço para a discussão com profundidade. Infelizmente, boa parte das empresas ainda não percebeu a importância da questão, preferindo pagar a multa do que fazer a implementação. O Congresso será um palco extremamente importante para tocar nessa ferida em busca de soluções sustentáveis, inclusive para contaminar positivamente as empresas, a sociedade e o poder público”, afirma Samuel Hugo de Lima, presidente do TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho).
Samuel será um dos integrantes do segundo painel sobre “O Futuro dos Direitos e do Acesso às Políticas Públicas: Construindo Comunidades e Redes Sustentáveis com Empresas e Organizações Públicas Anticapacitistas”, que acontece das 16h20 às 18h50 do dia 22. O debate terá a mediação de Carlos Alberto Crispim e a presença de Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, Desembargador do TRT-9 e o primeiro juiz cego do Brasil, e Cláudio Mascarenhas Brandão, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A participação completa está in this link.
“Vou tratar do papel da Justiça do Trabalho para condenar as empresas que descumprem a legislação. Nossa legislação é boa, mas, infelizmente, não está sendo aplicada corretamente. Temos comissões internas de acessibilidade e inclusão, com o objetivo de demonstrar de forma pedagógica as empresas que vale a pena dar às oportunidades, inclusive para se beneficiar na melhoria da consciência e da cultura interna dos seus empregados, encontrando verdadeiras joias raras para as atividades certas após a prévia adaptação. Internamente, o tribunal também tem mudado com a adição de normas para inclusão de servidores com deficiências aparentes ou normas para instalação de fóruns”, diz Lima.
Segundo o especialista, o tema da integração vinha sendo deixado em segundo plano e fazendo com que essas pessoas sejam excluídas totalmente da sociedade. Atualmente, órgãos governamentais, empresas e cidadãos estão progredindo, ainda que em passos lentos. Para ele, a participação do judiciário na conscientização e condenação dos que descumprem a norma é um passo fundamental.
“A minha sogra teve um vizinho com deficiências aparentes, e quando ele escapava, a rua entrava em desespero, apesar de ser uma pessoa que não colocava risco algum. Minha neta, por exemplo, recebe na escola práticas sobre inclusão e não tem esse tipo de preconceito. Há cerca de 40 anos, esses cidadãos eram deixados trancados no quarto, e hoje podem fazer parte da sociedade de forma mais natural”, concluiu o presidente do TRT-15.
Programming
21/11, às 10h30 – Plenária Reatech com o tema: ESG e a Luta Anticapacitista: a Acessibilidade como Pilar Essencial para a Sustentabilidade.
21/11, às 14h30 – Talks Reatech com o tema: Lideranças Anticapacitistas e a Sustentabilidade Humana: Com Quem Estamos Construindo o Futuro do ESG?
21/11, às 16h50 – Painel Reatech com o tema: ESG para Quem? Transformação Social e Relação entre Empresas e Organizações Sociais
22/11, às 10h30 – Plenária Reatech com o tema: ESG e o Futuro do Impacto Social: Como Estamos Construindo Comunidades e Redes Sustentáveis?
22/11, às 14h30 – Talks Reatech com o tema: Acessibilidade e Educação Corporativa: Reconfigurando a Cultura Organizacional para o Sucesso do ESG
22/11, às 16h20 – Painel Reatech com o tema: O Futuro dos Direitos e do Acesso às Políticas Públicas: Construindo Comunidades e Redes Sustentáveis com Empresas e Organizações Públicas Anticapacitistas.
Brazilian Paralympic Expo
The Brazilian Paralympic Committee (CPB), together with Reatech, will hold the 1st edition of the Brazilian Paralympic Expo. The CPB and sports confederations will showcase a range of activities and information aimed at promoting sports and generating business for the sector. Demonstrations of various adapted sports will take place, allowing visitors to try out these sports, in addition to meetings with Paralympic athletes.
The CPB will also take the opportunity to highlight the fundamental role of sports development programs throughout the country. There will also be the holding of VII International Parasports Congress, aimed at students and professionals who work or wish to work with Paralympic sports. Registration can be done at this link.
Service:
Reatech Brasil 2024 – Feira Internacional de Inclusão, Acessibilidade e Reabilitação
Dates: November 20 to 23
Hours: 10 AM to 7 PM
Location: São Paulo Expo
Address: Rodovia dos Imigrantes, 1.5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
More information in this link.
About Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas dez feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech, wire Brasil, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informações acesse aqui.







