Uma arena foi montada pela ADD (Associação Desportiva para Deficientes) na Reatech 2023 deste ano para receber instituições com o interesse de divulgar modalidades de esportes para pessoas com deficiência. O espaço recebeu os times de futsal down, basquetebol e rugby em cadeira de rodas, voleibol paralímpico, tênis de mesa, lutas, bocha paralímpica e atletismo.
A ADD é uma entidade que está no mercado há 27 anos. Sem fins educativos, a instituição tem a missão de proporcionar a inclusão social de pessoas com deficiência através do esporte.
“Atualmente, nós atendemos 260 crianças e adolescentes em idade escolar no nosso programa de iniciação no esporte adaptado. Os adultos são inseridos em programas de rendimento para representar o Brasil em competições internacionais, Paralimpíadas e mundiais em modalidades como basquete, voleibol, bocha paralímpica e o tênis de mesa”, explica Sileno Santos, diretor geral da ADD.
O diretor destaca que, atualmente, há uma grande procura pelos esportes por parte de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outras deficiências intelectuais. “Nós estamos também desenvolvendo programas específicos, já que é um público que tem uma particularidade muito grande. Então nós atendemos pessoas com deficiência física, visual e intelectual. E hoje a maior quantidade de pessoas são aquelas com Síndrome de Down e TEA”, finaliza.