fbpx
 

Libras proporciona inclusão social ao deficiente auditivo Leia mais: Libras proporciona inclusão social ao deficiente auditivo

setembro 9, 2020
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 10 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência auditiva. A necessidade de garantir a inclusão desta população na sociedade, ampliando oportunidades de educação e trabalho, fez com que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) fosse oficialmente reconhecida em 2002, por meio da Lei 10.436. Enquanto a língua portuguesa é oral-auditiva, a compreensão das Libras está relacionada a movimentos manuais e expressões faciais com organização gramatical própria e estruturas frasais flexíveis.

Trabalhando como intérprete de Libras há 15 anos, Reginaldo dos Santos é o responsável por traduzir para surdos e mudos do Estado, diariamente, a entrevista coletiva sobre a pandemia da Covid-19, realizada com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e veiculada pela Rede Minas. Palavras como pandemia, novo coronavírus e aglomerações passaram a fazer parte da tradução para Libras. E, assim como acontece com certos vocábulos da língua portuguesa, os novos gestos e expressões também viralizaram na comunidade dos surdos.

“Logo que começou a pandemia, surgiram os sinais correspondentes aos termos mais usados. Faço parte de várias redes onde estão reunidos intérpretes, surdos e especialistas da área que trocam informações constantemente”, conta Reginaldo. Além da tradução da coletiva, o profissional atua em lives nas mídias sociais e está apto a orientar deficientes auditivos no acesso a serviços diversos.

Ao contrário do que se possa imaginar, nem ele nem ninguém de sua família fazem parte de grupos de deficientes auditivos. “A princípio, meu interesse era o de fazer trabalho voluntário. Aliás, estou, agora, aprendendo espanhol para ajudar os imigrantes”, revela o intérprete, que transformou a solidariedade em profissão.

O trabalho de Reginaldo é dinâmico: ele chega à Cidade Administrativa, por volta de 11h30 e recebe do mestre de cerimônias uma cópia das perguntas que farão parte da coletiva. “Em poucos minutos leio e cogito a melhor interpretação. Como a tradução é simultânea, me valho da experiência já adquirida”, fala o tradutor, referindo-se a imprevistos que, vira e mexe, acontecem em uma transmissão ao vivo.

O tradutor e intérprete precisa estar atento ao que o mestre de cerimônias, o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, e outros integrantes da coletiva pretendem dizer. Sua atuação envolve restrição de tempo, escolhas adequadas, preparo, além das especificidades que o contexto apresentar.

História – No Brasil, o pioneiro na difusão da comunicação com os surdos foi o professor francês Ernest Huet, que veio para o País a convite de D. Pedro II e ajudou a fundar o Imperial Instituto de Surdos-Mudos, em 1857, no Rio de Janeiro. Com estrutura, sintaxe e organização gramatical próprias, com construções objetivas e flexíveis, a Libras é considerada uma língua, na qual cada palavra possui sinal próprio.

Desde 2011, o Estado adota traduções em Libras, mas, devido ao excesso de termos técnicos trazidos pela pandemia, foi preciso providenciar um treinamento específico para Reginaldo dos Santos. “A atuação dele é fundamental para garantir que todos tenham acesso à informação”, afirma a superintendente do Núcleo de Eventos e Cerimonial do governo de Minas Gerais, Aline Brandão, responsável pela organização diária da coletiva. (As informações são da Agência Minas)

 

FONTE:
DIÁRIO DO COMÉRCIO

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

A Cipa Fiera Milano é especializada em feiras de negócios e publicações técnicas e tem como objetivo, aproximar organizações e criar oportunidades de relacionamentos, por meio da realização de grandes feiras e publicação de revistas setorizadas na América Latina.

Receba Nossa Newsletter

Seu nome completo

Seu e-mail

 Sim, eu quero receber comunicações do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu quero receber comunicações dos parceiros do Grupo Cipa Fiera Milano
 Sim, eu concordo com os termos de uso e com a Política de Privacidade do Grupo Cipa Fiera Milano

Fale Conosco

Avenida Angélica, 2491 - 20 andar -
Cj. 203 / 204

Telefone:
+55 11 5585.4355 / +55 11 3159-1010

E-mail: info@fieramilano.com.br

Website: www.cipafieramilano.com.br

Copyright by Reatech Brasil 2020. All Rights Reserved.