20 a 23 NOV | 2024 SÃO PAULO EXPO

Qua a Sex - 13h às 20h Sábado - 10h às 19h

Chega de preconceito! Cinco expressões capacitistas para não falar mais

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Mais de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, de acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número equivale à quase 25% da população do país, o que, no entanto, não impede que essas pessoas sejam alvo de discriminação. Esse preconceito é definido como capacitismo, termo recente na língua brasileira que se refere à ações e expressões que os inferiorizam.

De acordo com o assistente social especialista em educação inclusiva José Roberto Fonseca, as expressões capacitistas colocam a pessoa com deficiência na posição de incapaz de ter ou conquistar feitos por conta de suas condições. “Conseguir sucesso com deficiência é tido como superação, mas é algo normal. Ter deficiência não minimiza ninguém”, salienta.

“As pessoas só entendem que ter deficiência não incapacita ninguém quando convivem com um deficiente e o tratam sem restrições. A inclusão passa a ser natural nos espaços deixa de ser uma obrigação”, afirma José, que é cadeirante.

youtuber Mariana Torquato discute o assunto desde 2016 em seu canal na plataforma de vídeos, o Vai Uma Mãozinha Aí?. Recentemente, ela viralizou no Instagram com um Reels em que mostra as expressões preconceituosas presentes no vocabulário brasileiro.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Compartilhe este Conteúdo

Comentários

Abrir bate-papo
1
Reatech
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?