Chamamos de tecnologias assistivas as ferramentas que buscam proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência. Apesar do grande avanço delas, ainda são pouco conhecidas e utilizadas por empresas que buscam contratar profissionais com deficiência
Muito tem se falado sobre inteligência artificial e o impacto da tecnologia na nossa sociedade. Mas você sabia que muitas inovações utilizadas todos os dias por milhões de pessoas foram criadas para gerar mais acessibilidade? Seja no seu smartphone ou tablet, você já se acostumou a colocar dois dedos fechados e abrir para dar zoom em uma foto. Esta funcionalidade foi criada para facilitar a visualização de pessoas com baixa visão. Os assistentes pessoais que tocam música, acendem a luz e nos dizem a previsão do tempo tiveram seus primeiros protótipos criados para pessoas que não tinham a possibilidade de interagir com o equipamento por meio de suas mãos.
Cada vez mais a tecnologia está presente em nossas vidas e facilita nosso dia a dia. Em vez de utilizar um mapa para chegar a um determinado local, utilizamos um aplicativo que nos diz a melhor rota e desvia do trânsito. E o que traz facilidade para umas pessoas pode ser transformador para outras. Uma pessoa cega trabalhando em um escritório de contabilidade que utilize relatórios e notas fiscais impressas terá uma grande barreira para conseguir performar. Contudo, com a digitalização desses dados e um computador com leitor de tela, essa mesma pessoa se torna totalmente apta a executar as suas atividades.
Fonte: epocanegocios