Juntas, as feiras receberam 31.765 mil visitantes no São Paulo Expo, ao longo de quatro dias
São Paulo, novembro de 2024 – A 19ª edição da Reatech marcou um novo capítulo na história do maior evento de inclusão, acessibilidade e reabilitação da América Latina, reforçada pela parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) na realização da 1ª edição da Expo Brasil Paralímpico. Juntas, as feiras reuniram 31.765 mil visitantes no São Paulo Expo, entre os dias 20 e 23 de novembro. Com a participação de 100 marcas expositoras e dos patrocinadores Google, Oracle, Santander, F1rst Digital Services, Tools, Senac, Ortobom e Loterias Caixa, o evento evidenciou sua missão de promover a inclusão e a qualidade de vida.
Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, destacou a importância social do evento e a parceria com o CPB. “A Reatech tem a missão de transformar vidas, promover a inclusão e conectar pessoas a novas oportunidades. A união com o CPB nos permitiu ampliar a discussão sobre inclusão por meio do paradesporto e a geração de negócios para o segmento.”
“A Expo Brasil Paralímpico foi um sucesso. A feira esteve cheia nos quatro dias e, em muitos momentos, o público se emocionou. Creio que conseguimos mostrar bem os dois últimos ciclos paralímpicos, que foram muito vitoriosos para o Brasil. A impressão foi a melhor possível. Ficamos muito felizes em realizar esta parceria com a Reatech, maior feira de acessibilidade e inclusão da América Latina”, declarou Mizael Conrado, presidente do CPB.
Os resultados também foram celebrados por Marcos Costa, secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. “A feira foi ótima para nós, consolidando nossa parceria. É uma grande oportunidade para apresentarmos o trabalho da Secretaria para pessoas com deficiência. A pesquisa, os museus, o esporte, o curso de libras, a empregabilidade, tudo o que é oferecido para esse público. Estamos todo ano na Reatech e estaremos em 2025.”
A presença de grandes marcas no evento, como Google, Mercedes-Benz, Honda e Renault, destaca-se pelas inovações apresentadas para a acessibilidade e inclusão.
“O Google tem mais de 30 produtos e recursos de acessibilidade e, para a Reatech, trouxemos quatro principais, nas categorias visão, audição, deficiência intelectual cognitiva e mobilidade. Nossa participação foi muito positiva e o público foi bastante receptivo com o nosso conteúdo”, diz Bernardo Barlach, gerente de Relacionamento e Parcerias para Acessibilidade da Google do Brasil.
A avaliação da Mercedes-Benz também foi positiva. “É o terceiro ano que participamos do evento porque valorizamos a sua importância não só para a empresa, como também para a causa. A Reatech é uma grande oportunidade para reforçarmos a nossa marca como parceira de pessoas com deficiência e como solução de transporte confortável para esse público”, afirma Jéssica Masana, analista de Marketing da Mercedes-Benz Cars & Vans do Brasil .
A próxima edição da Reatech será realizada entre os dias 6 e 8 de novembro de 2025, no São Paulo Expo.
Convivência com atletas
A quadra poliesportiva esteve movimentada nos quatro dias, promovendo interações entre o público e atletas paralímpicos. Modalidades como bocha, basquete em cadeira de rodas, futebol e vôlei sentado atraíram visitantes de todas as idades. “Estamos felizes em mostrar o potencial esportivo das crianças e jovens com deficiência, criando um ambiente de convivência e aprendizado mútuo”, destacou Sileno Santos, diretor de esportes da Associação Desportiva para Deficientes (ADD).
Sabrina Custódia, atleta de paraciclismo relatou sua experiência. “Foi na Reatech que conheci o esporte adaptado e me apaixonei pelo paraciclismo. Este evento transforma vidas.”
Congresso reúne lideranças do setor
O evento também ofereceu aos profissionais do setor e público interessado uma programação de conteúdo com temas atuais e relevantes do setor: Congresso Reatech de Inclusão e Acessibilidade no Mercado de Trabalho, Curso Pet – Tratamento Assistido por Animais, Workshop de aprimoramento técnico em Equoterapia, Reamed – Congresso de Medicina Física e Reabilitação e Tecfisio | TO – Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Durante dois dias, o Congresso Reatech reuniu especialistas e líderes para debater acessibilidade, inclusão e políticas públicas. Anahí Guedes, antropóloga e membro do Comitê de Deficiência da Acessibilidade da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), destacou o capacitismo como um sistema de opressão: “Não existe ser humano que não perca capacidades ao longo da vida.” Já Marinalva Cruz, analista de diversidade e inclusão da Coca-Cola FEMSA, ressaltou como as formas sutis de capacitismo impactam mais profundamente: “Direitos são negados diariamente sem gerar indignação na sociedade.”
Outro destaque foi a palestra de Simone Coutinho, líder de Diversidade e Inclusão do Santander, sobre acessibilidade corporativa: “Transformamos nossos treinamentos para incluir todas as pessoas. A acessibilidade é um pilar essencial para o sucesso do ESG.” Iniciativas como o programa “Do Seu Jeito”, que oferece suporte multidisciplinar, e “Habilidade não tem limite”, voltado à capacitação, foram apresentados como exemplos de ações que promovem a inclusão.
Na plenária final, Cláudio Brandão, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, reforçou a responsabilidade individual no combate ao capacitismo: “A sociedade que exclui o faz nos atos mais comuns. O capacitismo começa na nossa luta interna.”
“Para a Consolidar é importante participar da Reatech porque conseguimos trazer pautas para dentro do Congresso sobre inclusão, acessibilidade e pertencimento da pessoa com deficiência. É o segundo ano que fazemos a curadoria do Congresso e fizemos uma grande pesquisa de campo para selecionar as empresas. A Reatech é uma feira que coloca a pessoa com deficiência em primeiro plano. Falamos muito do papel da inclusão na prática e vivenciamos diariamente. Certamente estaremos aqui em 2025”, diz Sandra Monay, diretora de Relacionamento da Consolidar.
Confira a avaliação de alguns expositores
“É a nossa primeira vez na Reatech e está sendo uma experiência única, melhor do que em todas as feiras que nós fomos, por ser um evento focado em acessibilidade. Nós ficamos muito felizes com o resultado, de ver os surdos conhecendo mais a Libraria, os surdos aqui de São Paulo. Atendemos o Brasil inteiro, temos um portal de notícias em Libras, o único portal do país, e descobrimos que muitos surdos ainda não conhecem, apesar de ser gratuito, eles vieram aqui e ficaram bem impressionados de já ter mais de 4 mil notícias postadas. Nossa experiência, durante esses quatro dias de evento foi tão positiva que conversei com o meu sócio e, a partir de agora, Libraria será figurinha carimbada na Reatech.” Douglas Reis, sócio fundador e diretor de produção da Libraria – Acessibilidade em Libras
“Todo ano a gente participa da Reatech, desde a segunda edição estamos sempre trazendo novidades. A feira ajuda com a dar visibilidade à nossa empresa. Nos esforçamos bastante para estar aqui todo ano, para não ser esquecido.” Valdemir Borba, proprietário e projetista da Terra Eletrônica
“O estande teve bastante movimento, com ótimas possibilidades de fechar negócios. É nossa primeira vez no evento e realmente pudemos confirmar, nas conversas e na demonstração de veículos, a importância e o interesse desse público.” Oscar Moraes, supervisor de Vendas Diretas da Renault Faberge
“Para uma empresa de 55 anos de história, ter essa aproximação com o mundo do paralímpico, da acessibilidade e da reabilitação, é importante para mostrar ao público que nós temos soluções de conforto para atendê-los. Certamente a Ortobom já ‘casou’ com esse evento, e a continuidade é certa. A feira vai ajudar, de uma maneira direta, a desenvolver novos produtos para a próxima edição.” Gustavo Gomes Lima, Trade Marketing da Ortobom.
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes. No Brasil, são realizadas dez feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, FISP, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Tubotech, wire Brasil, Fruit Attraction São Paulo, em parceria com IFEMA Madrid, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Esquadria Show, em parceria com NürnbergMesse Brasil, TranspoQuip e ExpoParking em parceria com a BMComm. Mais informações: www.fieramilanobrasil.com.br
Informações para Imprensa:
2PRÓ Comunicação – Fiera Milano Brasil
Myrian Vallone | Teresa Silva – 11-99228-7836
e-mail: fieramilano@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 9404