Curso acontece no dia 2 de setembro, das 13h30 às 20h, e é indicado para terapeutas, estudantes, psicólogos e adestradores que desejam preparar e trabalhar com animais para o contato com pacientes
São Paulo, agosto de 2022 – Hoje em dia, ninguém se espanta em saber que os animais de estimação são considerados parte da família. Também não é raro saber como os pets ajudam na adaptação de pessoas em diversos cenários adversos, e na recuperação de quadros físicos e mentais.
Nesse contexto, cresce cada vez mais os profissionais de saúde interessados em conhecer mais e praticar a Terapia Assistida por Animais (TAA), na qual diversos tipos de pet atuam como coterapeutas.
Para apresentar aspectos teóricos e práticos desse campo, a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade apresenta o Curso Pet, que acontece no dia 2 de setembro, das 13h30 às 20h. A feira vai de 1º a 4 de setembro no São Paulo Expo.
Liana Pires Santos, psicopedagoga e diretora da Clínica GATI – Grupo de Abordagem Terapêutica Integrada é uma das organizadoras do curso e apresenta aula abordando histórico, fundamentação e aplicação terapêutica da Terapia Assistida por Animais na área psicomotora.
“A importância da terapia assistida por animais está mais do que comprovada como método. Atualmente, trabalhamos com duas vertentes: a equoterapia, realizada com cavalos, e a ‘pet terapia’, aquela auxiliada por animais como cães, gatos entre outros de menor porte. Hoje, sabemos que, além dos efeitos terapêuticos, esse tipo de atividade reforça o cuidado com os animais e a natureza – explica a palestrante – o resultado é um grande ganho emocional”.
Outro ponto é a possibilidade de se estar fora do ambiente tradicional, sempre ligado a um consultório. “É um tipo de trabalho que coloca o paciente em outro cenário, o que causa, em conjunto com os animais, uma grande carga de serotonina. O trabalho pode acontecer em parques, casas de repouso e outros espaços abertos para além de clínicas e hospitais”. A serotonina, apelidada de “hormônio da felicidade” ajuda a regular o ritmo cardíaco, do sono, do apetite, do humor, entre outros.
Santos explica que, além de cavalos e pets mais tradicionais, também podem ser empregados roedores e aves da família dos psitaciformes, por exemplo, como calopsitas, agapórnis, maritacas ou papagaios. “Cada tipo de animal enriquece a experiência de uma certa forma. Essas aves ‘falantes’ estimulam a comunicação e articulação verbal, o carinho em pequenos mamíferos reforça o vínculo de afeto, os cavalos nos dão sensação de segurança”, exemplifica a terapeuta. Entre os focos do curso estão o trabalho com deficientes visuais e pessoas dentro do espectro autista. Neste último caso, as atividades com os companheiros caninos registram na literatura especializada resultados expressivos.
Outros temas durante o curso incluem posse responsável real do animal, a importância do acompanhamento, o papel do psicólogo na TAA, possibilidades de trabalho, entre outros.
Organizada e promovida pela Fiera Milano Brasil, a Reatech é considerada a principal feira do setor na América Latina.
A cada edição reúne cerca de 300 expositores dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.
Em 2022, a feira acontecerá entre os dias 1º e 4 de setembro (1º e 2, das 13h às 20h, e 3 e 4, das 10h às 19h). A 17ª edição de Reatech será em um dos novos pavilhões do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a fim de atender plenamente as necessidades de seus expositores e visitantes. Serão 4 dias de evento recheados de atividades culturais e sociais, como: equoterapia, teste drive de carros adaptados, quadras poliesportivas, Congresso Reatech, seminários, workshops e oficinas com profissionais renomados.
Serviço
17ª Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade
Data: 1º a 4 de setembro de 2022
Horário: das 13h às 20h nos dias 1º e 2; das 10h às 19h nos dias 3 e 4
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rod. dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, são Paulo – SP
Programação e Inscrições no site: https://reatechbrasil.com.br/16/curso-pet/
Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócia majoritária da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano, e a partir de 2022 à Fiera Milano Brasil. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tratamentos de superfície, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Fesqua, Ecoenergy, Reatech e Ebrats.
Informações para Imprensa
2PRÓ Comunicação
Myrian Vallone | Teresa Silva
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
(11) 3030-9463 | 3030-9404