Reatech 2019 vai reunir 300 expositores para apresentar inovações do mercado de acessibilidade


Principal feira do setor na América Latina está em sua 16ª edição e espera receber 52 mil visitantes em quatro dias de evento no São Paulo Expo

São Paulo, junho de 2019– A 16ª Reatech  – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade,apresentará as novidades do setor de órteses, próteses e materiais especiais (OPME). Graças à evolução tecnológica e o aumento da preocupação com responsabilidade social, o setor está em crescimento, e o evento vai discutir os avanços e desafios do segmento entre os dias 13 e 16 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center,na capital paulista.  

Organizada pela Cipa Fiera Milano, a Reatech é a principal feira do setor na América Latina, e tem expectativa de receber 52 mil visitantes e reunir 300 marcas expositoras que atuam em diversos segmentos: agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, serviço de animais treinados, veículos adaptados para deficientes físicos, fabricantes de aparelhos auditivos, terapias alternativas, turismo e lazer.

A demanda por OPME gerou o aparecimento de mais concorrência no setor. De acordo com a GTT Healthcare, empresa especializada em tecnologias de autoidentificação para o setor de saúde,existem hoje no Brasil cerca de 3.600 empresas operando entre fabricantes, importadores e distribuidores. A Reatech vem para estimular ainda mais o mercado e contribuir com a profissionalização do setor, dada a importância do desenvolvimento de novas tecnologias para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência.

Reackathon

A grande novidade desta edição é o Reackathon, uma maratona voltada a soluções de acessibilidade. A intenção é buscar propostas que poderão fazer a diferença na qualidade de vida de milhares de pessoas em todo o mundo. “Será uma maratona de inovação, aprendizado ‘mão na massa’ para melhoria da acessibilidade no dia a dia. Uma experiência imersiva de inovação com foco em desafios reais. Afinal, a falta de acesso à grande parte da população principalmente nos espaços públicos causa sérios problemas”, afirma Rimantas Sipas, diretor Comercial da Cipa Fiera Milano, promotora e organizadora da Reatech.

Casa Conceito

Durante os quatro dias de evento, os visitantes poderão conhecer em detalhes uma casa adaptada para pessoas com mobilidade reduzida. Idealizada pela Direct Borrachas, a casa estará no estande da empresa e disponibilizará visitas guiadas todos os dias. A ideia é “provocar” os participantes, instigar a importância da acessibilidade nos espaços e mostrar o quanto são indispensáveis alguns equipamentos que podem mudar a vida das pessoas.  

O espaço, criado pela arquiteta especialista em acessibilidade Gabriella Zubelli, é composto por seis ambientes e vai mostrar as possíveis barreiras que as pessoas com mobilidade reduzida encontram e suas respectivas adequações. O visitante também terá a oportunidade de vivenciar os espaços de uma maneira inclusiva e sensorial. Com os olhos vendados ou em uma cadeira de rodas a pessoa será guiada pela casa, tendo a experiência de sentir as dificuldades encontradas por quem tem algum tipo de deficiência.

Atualização profissional

Paralelamente à área de exposição da feira, as palestras, cursos e workshops consolidam o caráter especializado e de desenvolvimento do setor como o Reasem,Seminário de Tecnologia de Reabilitação e Inclusão; o Reamed, Congresso de Medicina Física e Reabilitação; o Tecfisio, Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia e o  Reashow, Palestras dos Expositores.  

Curso Pet e Workshop  de Equoterapia 

Estudos do Cardiology American Journal, dos EUA, mostraram que o convívio com animais ajuda a controlar o estresse, diminui a pressão arterial e reduz o risco de problemas cardiovasculares. É nessa vertente que o Workshop Equoterapiae o Curso Pet– Terapia Assistida por Animais vão oferecer 100 vagas cada, para profissionais que queiram ampliar os conhecimentos em uma área revolucionária. Profissionais vão levar as novidades na legislação sobre equoterapia, reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Já o Curso Pet Terapia é introdutório e incorpora a interação homem e animal, num processo terapêutico formal, guiado por profissionais com objetivos específicos.

Atividades esportivas

Arena Sports – Espaço ADD

Para mostrar o trabalho da Associação Desportiva para Deficientes (ADD), uma quadra polidesportiva será instalada no pavilhão da Reatech e visitantes poderão participar das atividades. Serão campeonatos amadores para estimular um contato mais humano com a realidade do esporte para deficientes.

Sem intervalos, serão 32 horas de atividades durante todos os dias da feira, com uma programação variada. Além da participação do público, acontecerão torneios profissionais de Basquete em Cadeira de Rodas e Vôlei Sentado. Os torneios terão a presença de atletas da Seleção Brasileira.

Atletas paralímpicos também marcarão presença na Arena: os medalhistas de Atletismo do Rio 2016 Alan Fonteles, Odair Silva Yeltisen Jackes e Tamiru Damasi, e do Basquete Gelson Junior, Pedro Vieira, Rodrigo Arão, Glebe Candido, Amauri Viana e Nilton Pessoa. O nadador paralímpico e recordista mundial Daniel Dias também confirmou presença.

RadCross

Uma competição para estimular desafios e encontrar atletas em potencial. O campeonato de RadCross para cadeirantes será realizado durante a Reatech, em um espaço organizado pela empresa LIVRE, especializada em equipamentos assistivos.

O RadCross é uma modalidade parecida com o Bike Trial, com a diferença de ser com cadeiras de rodas. O campeonato é um oferecimento do Kit Livre, equipamento motorizado que possui a função de transformar a cadeira de rodas em um Triciclo Motorizado Elétrico.

Durante o circuito, a disputa sempre será entre dois participantes. Vence o que fizer o melhor tempo. A proposta é estimular a perspectiva de alcance que o competidor quer atingir. Serão dois torneios amadores e um profissional. As inscrições estão abertas apenas para os torneios amadores por aqui. No site os interessados também encontram o regulamento da competição.

Test-drive 

As montadoras de automóveis apresentarão seus veículos com transmissão automática e adaptações como acelerador e freios manuais, entre elas a Toyota Volkswagen, Renault e GM. As pessoas também poderão participar dos test-drives que serão realizados durante os quatro dias de evento.

 

Serviço:

16ª Reatech 2019
Data:
13 e 14 de junho – 13h às 20h
          15 e 16 de junho – 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
https://reatechbrasil.com.br/16/

 

Sobre a Cipa Fiera Milano

A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes, tornou-se sócio majoritário da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. No Brasil, são realizadas nove feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos e fios, saúde no trabalho, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fesqua, Ebrats, Ecoenergy e Reatech.

 

Informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação 
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11) 3030-9463
Renê Gardim – (11) 3030-9422
Fádia Calandrini – (11) 3030-9402
Guilherme Kamio – (11) 3030-9403
Myrian Vallone – (11) 3030-9404
www.2pro.com.br